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Saúde
Dica do NASF - Orientações nutricionais para o enfrentamento do COVID-19

Publicado em 20/05/2020 às 15:15 - Atualizado em 20/05/2020 às 15:29

Me chamo Caroline Mucelim, sou Nutricionista, e hoje vim passar algumas orientações nutricionais para o enfrentamento do COVID-19.

É importante salientar que não existe algum alimento específico que por si só tenha o poder de aumentar a imunidade ou combater o covid-19, a orientação essencial é de que se tenha uma alimentação correta ,rica em alimentos de verdade, como frutas, legumes, verduras, bastante água e, claro, deixar de lado os industrializados.

Vamos para as orientações:

*Hidrate-se: A hidratação adequada é uma das principais aliadas nas infecções virais, beba de 35 a 40ml de água por kg de peso diariamente, é fundamental para evitar a desidratação.

*Invista em Frutas, Verduras, Legumes, aveia e outros cereais integrais fontes de fibras;

*Faça atividade física orientada;

*Não perca a noção dos dias da semana. Monte uma agenda, uma rotina para ser produtivo e consequentemente ficar menos ocioso e ansioso.

*Tenha uma boa qualidade de sono e reduza o consumo de álcool

*Se alimente de forma diversificada, sem fazer a exclusão de algum grupo alimentar.

* Prefira alimentos in natura ou minimamente processados. Os ultra processados são ricos em gorduras açucares e sódio e pobres em fibras.

*Utilize óleos, gordura, sal e açúcar em pequenas quantidades

Invista em:

• Alimentos fontes de Vitamina A: Presente em fontes de gordura como queijo e gema de ovo, e em vegetais alaranjados como: Manga, Mamão e Cenoura

• Alimentos fontes de Vitamina do complexo B, como Fígado e carnes em geral, leites, ovos ,legumes e verduras (brócolis e couve), cereais integrais, leguminosas como ervilha, oleaginosas como amendoim castanhas e nozes e também no abacate

• Alimentos fontes de Vitamina C: Presente em frutas cítricas amarelas e laranjas como Limão, laranja, acerola, kiwi, abacaxi, maracujá

• Alimentos fontes de Selênio como a Castanha do Pará

• E alimentos fonte de Ômega 3: Presente na Sardinha, atum, chia e na linhaça

 

Quando este período acabar, precisamos estar bem para retomar nossa rotina. Sua vida não pode parar.

 

Texto: Nutricionista Caroline Mucelim