---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Programação marcou o Outubro Rosa e o Novembro Azul em Marema

Publicado em 15/10/2018 às 13:57 - Atualizado em 15/10/2018 às 13:57

Os cuidados com a saúde da mulher e do homem, estiveram em debate no último sábado (13). A Prefeitura de Marema, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um grande evento no ginásio municipal. Cerca de 300 pessoas acompanharam palestras com especialistas, depoimentos e bazar da Rede Feminina. A programação contou com apoio da Cresol e encerrou com um lanche especial.

A abertura do evento foi feita pelo Prefeito Adilson Barella e a Secretária de Saúde de Marema, Jaquelini Moro. Palestraram o Urologista Dr. Solon Casaletti e a ginecologista e obstetra Dra. Thaís Eliza Lunardi. “Foi muito importante receber esses especialistas. Mesmo com agendas lotadas, eles aceitaram nosso convite e repassaram importantes orientações para nossa comunidade. Estamos felizes porque a população participou, mesmo com o tempo chuvoso. Foi uma tarde muito proveitosa,” esclarece a Secretária de Saúde, Jaquelini Moro.

O Prefeito de Marema, Adilson Barella, fez questão de acompanhar toda a programação, junto com a população. Segundo o gestor, o setor da saúde é prioridade e a prevenção é fundamental para garantir qualidade de vida para os maremenses. “Acreditamos que pessoas bem informadas, fazem exames e procuram ajuda. É isso o que precisamos, afinal, qualquer problema quando diagnosticado no início, pode ser melhor tratado,” afirma o Prefeito.

As atividades do Outubro Rosa iniciaram no último dia 05, quando a unidade de saúde atendeu com exclusividade mulheres do município. Foram feitos encaminhamentos para mamografia; coleta de exames preventivos; verificação da carteirinha de vacinação; testes rápidos; avaliação bucal; e alongamentos e massagens.

Jaquelini Moro informa que mais de 43 mamografias serão feitas em novembro, junto ao Caminhão do Sesc, que está na Praça Frei Bruno, em Xaxim. De acordo com a Secretária de Saúde, “o caminhão do Sesc está em Xaxim pelo segundo ano consecutivo, incentivado e com o apoio dos municípios de Marema e Lajeado Grande, que encaminharão mulheres para exames no local,” esclarece.