---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura
Marema prepara Fórum Municipal de Cultura

Publicado em 19/10/2018 às 11:23 - Atualizado em 19/10/2018 às 11:23

 

Está marcado para dia sete de novembro (quarta-feira), o Fórum Municipal de Cultura em Marema. O evento acontecerá no Centro de Múltiplo Uso, a partir das 13h30min. Representantes de entidades, pessoas ligadas à movimentos culturais, lideranças e a comunidade em geral está convidada. O evento contará com a mediação de Rosaline Vinhas.

A realização do fórum faz parte do trabalho de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Dentre as ações realizadas, está uma pesquisa junto à comunidade local. A Primeira Dama de Marema, Simone Barella – atual responsável pelo Departamento de Cultura, explica que um questionário está sendo enviado para as famílias, através dos estudantes da rede municipal e estadual. “A intenção é fazer um levantamento histórico e cultural a respeito da nossa colonização, costumes e hábitos. Pedimos a gentileza das famílias, para que respondam o questionário e devolvam para as escolas,” afirma.

A tabulação do questionário juntamente com demais informações sobre a cultura local, vai nortear a realização do Fórum Municipal de Cultura. “Convidamos toda a comunidade para que participe. Desenvolver esse plano é uma determinação do Ministério da Cultura. Nesse documento vamos registrar diretrizes, objetivos, metas, ações, prazos de execução e indicadores de resultados, que serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC). Todos os compromissos assumidos para este setor, serão para um período de dez anos. Para isso, várias ações serão realizadas, sendo que a participação da sociedade será de extrema importância,” explica a Primeira Dama.

O Prefeito de Marema e Presidente da AMAI, Adilson Barella, explica que com exceção do município de Xanxerê, que possui esse plano, os outros 13 municípios da associação, estão empenhados na elaboração dos documentos. “Acreditamos que a construção dos planos será uma conquista para a região. A partir deste momento, teremos os gestores públicos, os artistas e a comunidade pensando, planejando e organizando a cultura da região. É um orgulho deixar este legado. Para isso, convidamos a comunidade local para participar do fórum”, reforça o Presidente Barella.