Cultura de Marema esteve em debate em Fórum Municipal

Publicado em 08/11/2018 às 16:36 - Atualizado em 08/11/2018 às 16:42

A história, os costumes e os hábitos herdados pelos colonizadores, estiveram em pauta no Fórum Municipal de Cultura, em Marema. O evento aconteceu na última quarta-feira (07), no Centro de Múltiplo Uso e contou com representantes de entidades, lideranças e a comunidade. As discussões, coordenadas por Roselaine Vinhas, vão nortear o trabalho de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC).

Desde o mês de agosto uma comissão está sendo capacitada e atuando no levantamento de dados para a estruturação do plano. As ações estão sendo coordenadas pela Primeira Dama de Marema, Simone Barella – atual Diretora Municipal de Cultura e a comissão provisória de trabalho – Andréia Moro, Salete Gaspari, Bruna Pagani e Patrícia Vanzin.

Simone Barella explica que desenvolver esse plano é uma determinação do Ministério da Cultura. “Nesse documento vamos registrar diretrizes, objetivos, metas, ações, prazos de execução e indicadores de resultados, que serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC). Todos os compromissos assumidos para este setor, serão para um período de dez anos,” explica a Primeira Dama.

O Prefeito de Marema e Presidente da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani), Adilson Barella, participou da abertura do Fórum e destacou que “a AMAI está empenhada em auxiliar os municípios da associação que ainda não possuem o plano. Apenas Xanxerê, já possui o documento. “Acreditamos que a construção dos planos vai contribuir com os gestores públicos, os artistas e a comunidade, no planejamento e na organização de atividades culturais da região,” afirmou o Prefeito Barella.